sábado, 23 de julho de 2011

Kensigton Gardens e Palace, Albert Memorial, Southwark Cathedral, Borough Market, St. Paul's Cathedral e Portobello Road.

 Aqui é o Albert Memorial, que fica no Kensigton Gardens, do lado do Hyde Park. Lá no fundo é o Royal Albert Hall, teatro onde no verão está tendo o que eles chamam de Proms - concertos de música clássica, todo dia. Eu pretendo ir, mesmo que meu tempo aqui esteja acabando... buááááá.
Esse Memorial é realmente bem bonito e grande, pena que na foto parece sem graça. É todo enfeitado com coisas douradas, muito bonito mesmo. Tinha andado bastante no Kensigton Gardens, que é uma das poucas áreas extensas de Londres. Tudo aqui é apertado e perto uma coisa da outra. Você olha no mapa e pensa "nossa, isso é longe disso", mas quando você faz o caminho vê que não é nem um pouco longe. Estranho isso. O centro de Londres é realmente pequeno. Mas a grande Londres é grande e tem 8 milhões de habitantes. E acho que tudo isso se concentra em lugares como Piccadilly Circus e arredores, tudo num dia só, não é possível! Porque o que tem de gente aqui, vou te contar! E o que menos tem é britânico...
Aqui é um jardim do Kensington Palace, que está ao fundo. O palácio é bem interessante, porque a princesa Diana viveu lá vários anos, desde o casamento até sua morte. Mas não na área visitável, que ainda é residência da realeza. Na área visitável foi feito tipo uma aventura meio que pra criança, com um caminho certo a seguir, e em cada sala eles colocavam uma informação sobre uma princesa que tinha vivido lá, e em cada sala tinha coisas interessantes, feitas nos dias de hoje ou da época mesmo, para ilustrar a antiga funçao de cada cômodo. No fim você descobria quais eram as princesas, e entre elas estavam a Rainha Vitória e a Princesa Diana. No fim do meu tour pelo palácio conversei com um funcionario britanico que me contou bastante sobre a historia do palácio, da realeza e da Inglaterra em si. Era isso que queria, e não uma aventura para crianças num palácio super importante pra história da Inglaterra. Enfim, mas FOI legal, pro meu lado criança.
No Parque Kensington Gardens tinha um laguinho com muuuuuitas aves diferentes. Patos, garças, passarinhos, gansos... muito bom de fotografar.
Aqui é a Southwark Cathedral, que é bem bonita por dentro e por fora. Pena que é espremida e escondida entre a estação de London Bridge e o Borough Market, ambos com o teto mais alto que ela. 
 Borough Market, que inclui Midle Market e Jubilee Market. Não gostei taaanto porque tem muito animal morto cortado em pedacinhos sendo vendido, então o cheiro não é tão agradável.
Mas eu consegui achar uma barraquinha de doces longe do cheiro ruim e comprei um pedaço de bolo de chocolate com baunilha delicioso.
 Placas com as direções... muito úteis essas placas, Londres é muito bem sinalizada. E veja como as coisas são perto.
 Shakespeare Globe Theatre. Amei. O ticket inclui um tour com guia e uma exibição que você vê individualmente com um audio guide. Não esperei nada pra entrar porque cheguei bem cedo. A guia era bem legal e explicou bastante coisa da história. Fiquem sabendo, para o desapontamento de muitos, que esse é o terceiro Globe Theatre. O primeiro foi costruído em outro lugar, antes de Shakespeare, e eu esqueci como ele acabou. O segundo foi construído lá pelo século 17 ou 18... e 17 anos depois pegou fogo porque um diretor de peça esperto decidiu colocar um canhão na cena e atirou uma bola de fogo, que caiu no telhado e o teatro inteiro queimou em duas horas. Todo mundo conseguiu sair com vida. Aí, apenas em 1997 acho, o terceiro e atual Globe Theatre foi idealizado e construído por Sam Wanamaker, juntamento com doações de milhares de pessoas. Ele não viu o teatro ser terminado, morreu poucos anos antes. Esse Sam, aliás, é pai da Zoe Wanamaker, que faz o papel da Madame Hooch, professora de Quadribol no primeiro filme de Harry Potter. Ok. Além disso, em cima do telhado que é feito de galhos de alguma planta que eu não sei o nome, e tem um sistema de irrigação caso haja incêndios. Toda Londres é preparada para incêndios, depois que vários distruiram a cidade repetidamente. Bom, o teatro foi construído de forma mais autência possível, baseando-se em escavações, plantas encontradas e outras fontes históricas. O teatro todo é feito de madeira, inclusive os pregos. Que medo mano! Mas diz a guia que é seguro. Bom, adorei o tour e a exibição, que tinha maquetes, roupas dos atores da época, réplicas de instrumentos utilizados nas peças, etc.
 Aqui é uma das inúmeras pessoas espalhadas por Londres que fazem algo para tentar ganhar dinheiro. Deixam chapéus e potes perto de si e as pessoas vão pondo moedas. O mais comum são músicos. E eles ganham dinheiro sim, eu acredito. Repare que esse homem "não tem cabeça" hauhauhauha.
 St. Paul's Cathedral por dentro. Mesmo sendo proibido tirar fotos. hehe.

Repare do domo. Logo você verá uma foto de lá de cima. hehe.
 Subi bastante pra chegar aqui. Veja que atrás da grade está a igreja lá embaixo, e aqui é bem alto. Mas ainda subi mais e mais e mais... Logo você verá a vista de láááá de cima. Aqui nesse nível dessa foto é a Whispering Gallery. Veja só: em volta do buraco enorme que dá pro centro da igreja tem um mesanino estreito com uma bancada em todo o contorno. Essa bancada serve pra você sentar e sussurrar na parede. Por quê? Porque se você sussurrar para uma pessoa que senta do lado oposto do círculo, e ela colocar o ouvido perto da parede, ela ouve! JURO POR DEUS, eu vi uma família tentando. O menino sussurrava lá do outro lado e eu ouvia desse lado, como se ele estivesse no meu ouvido. É bem longe um lado do outro, acho que uns 80 metros, mais ou menos. É que a forma circular da parede faz o som reverberar. COMO ISSO, CARA???? É incrível. Foi o momento mais mágico da minha estadia aqui. Juro.
 Subindo mais e mais chegamos ao topo da catedral e dava pra ver Londres todinha quase. Lindo.
Aí depois, já com dor de cabeça e minhas pernas me matando, fui no Portobello Road Market e entrei na Travel Book Shop, loja que o Hugh Grant é dono no filme Notting Hill. Muito bonito esse bairro, aliás.
O mercado vende antiguidades, prata, souvenirs turísticos, roupas, e etc. Bem lotado. Mas bem fofo.
Aí tomei uma aspirina e vim pra casa. Tomei banho de banheira e estou aqui, postando esse post quilométrico.
E ainda nem decidi o que fazer amanhã!!! Oh no!!
Beijosssssssssssss

6 comentários:

  1. é louco que "o momento mais mágico" foi algo que você não pode fotografar, nem gravar... é uma experiência só sua! você até compartilhou por escrito, mas não ouvimos, realmente, não experimentamos! e só estando AÍ você pôde viver isso... legal!

    ResponderExcluir
  2. e agora, como eu segui o conselho do Bruno e tentei entrar no seu blog pelo rockmelt em vez de usar o mozilla e FINALMENTE DEU CERTO de fazer comentários, vou fazer milhoes de comentários... bricandeirinha...

    ResponderExcluir
  3. só uma coisa... quem eh ?? ahuahuahuah nao aparece nome e eu realmente nao sei quem eh auhauhauhauah

    ResponderExcluir
  4. afinal, dá pra ouvir ou não pela parede?
    Belle, me liga.
    beijo

    ResponderExcluir
  5. é a tia Laaaaaaaaaaaaaaaaaaaraaaaaaaaaaa!!!!

    ResponderExcluir